Como o modelo GIP-Suporte da VELLENT realiza estudos de viabilidade para liberar o projeto com baixo custo e otimização dos recursos investidos pelo cliente.
Atualmente, muitas empresas de engenharia em infraestrutura ou de obras de grande porte necessitam da complementação de seu time de gestão e/ou de engenharia na fase de estudo dos projetos mais complexos, seja essa complexidade técnica, comercial ou gerencial. Em muitos casos, a montagem e a manutenção de uma equipe com vasta experiência e alta competência profissional acarreta enorme demanda de recursos para investimento e ampla capacidade de organização e gerenciamento.
Hoje a meta é, portanto, otimizar esses recursos, atuando com um custo baixo, proveniente de uma estrutura indireta (Overhead) de forma a tornar as empresas competitivas nos processos de concorrência por obras, sejam públicas (licitações) ou privadas (disputas normalmente dirigidas pelas áreas de suprimentos). Para concretizar essa meta, o fator-chave é conhecimento especializado.
Diante disso, o que as empresas têm feito?
Grande parte das empresas geralmente busca consultores externos, o que, a princípio, tende a ser uma solução razoável. No entanto, a desvantagem é que o custo gerado por essa contratação ainda é consideravelmente alto, uma vez que as empresas necessitam gerir bem e otimizar o uso desses profissionais, os quais atuam por tempo contratado (homem/hora) e não pela entrega do projeto ou de fases dele.
Como a VELLENT atende à demanda por conhecimento especializado
Em cenários assim, a VELLENT atua de maneira integrada com o cliente, e com o foco total num único objetivo: viabilizar o projeto. Para isso, desenvolvemos e utilizamos um modelo de atuação que fornece suporte profissional à Gestão Integrada de Projetos — o GIP- Suporte. Desse modo, a estrutura da VELLENT é incorporada à estrutura do cliente, criando uma força-tarefa alinhada e coesa, o que reduz significativamente o custo, e finalmente torna o projeto viável.
Na aplicação do GIP- S, recrutamos o nosso capital humano CEL – Conhecimento, Experiência e Liderança, de maneira personalizada conforme a demanda para complementar a equipe e a estrutura que cada cliente já possui. Da mesma forma, o nosso CEL é gradualmente desmobilizado à medida que as fases do projeto avançam, podendo ser novamente recrutado a qualquer momento em que haja necessidade — esse é o modelo VELLENT que gera o aproveitamento inteligente de recursos e a redução dos custos do projeto.
Atualmente, estamos com o GIP- S em andamento de forma integrada a dois de nossos clientes, estruturando projetos com alta complexidade técnico-gerencial. Empregamos também o GIP-S para redesenhar Arquiteturas Organizacionais e reestruturar empresas, por meio da revisão de normas, procedimentos e modelos de gestão.
Em resumo, a Vellent Engenharia em Infraestrutura atua com a mentalidade de custo regressivo, na qual o maior aporte de recursos é feito já de início para garantir a viabilidade do projeto, desde o planejamento, até a implantação e a entrega, sem prejuízo à qualidade. Trabalhamos com ampla capacidade técnica, comercial e operacional no mercado de engenharia, sempre em regime de parceria com clientes, parceiros, associados e contratados.