Artigos

Home » Artigos

Artigo

O Blitzarbeit VELLENT

Blitzarbeit /blítz×ar×báit/, em tradução livre do alemão, significa “trabalho relâmpago”.

Blitzarbeit VELLENT é o conceito de Trabalho Relâmpago que a Vellent Engenharia em Infraestrutura aplica em todos os seus projetos. É um sistema que bebe da fonte do lean thinking, ou “pensamento enxuto”, e que vem para otimizar a relação entre investimento e recursos necessários para a obra, de modo mais assertivo e econômico.

Paquidermes e o Blitzarbeit VELLENT

É senso comum que obras em geral recrutem um time gestor para a sua execução. Normalmente, essa equipe inicia e toca o projeto até o fim, sem mudanças em sua composição. Na fase inicial da obra, portanto, a equipe é recrutada conforme os requisitos normativos do projeto, sem que as demandas sazonais desse projeto, maiores ou menores conforme o nível de complexidade, sejam consideradas. Mas isso já foi ainda pior!

Lembro-me bem de que, no passado, durante um longo trabalho de reavaliação de procedimentos internos de uma grande empresa de construção para a qual trabalhei, realizado com mais de 100 executivos no Hotel Brasilton, em Belo Horizonte, fui incluído na equipe que deveria resolver uma “pequena questão” da empresa: “Como iniciar e concluir obras?”.

Sei que parece uma dúvida absurda de tão simples, mas a estrutura organizacional da época era de fato tão paquidérmica que fazia nossos projetos avançarem a passos lentos e desatentos, do início ao fim da mobilização das obras.

Diante disso, nosso grupo de trabalho recebeu a missão de elaborar normas e procedimentos para essas duas situações ¾ e assim o fizemos.

Foi em razão de cenários como esse, impensáveis atualmente, que entendemos a necessidade de investir o máximo de capital CEL – Conhecimento, Experiência e Liderança, logo no início dos projetos em que atuamos, tendo como objetivo solucionar os problemas já existentes e dar início às obras com todas as demandas imediatas já nos trilhos.

Blitzarbeit VELLENT: investindo com inteligência

Desse entendimento, criamos o Bliztarbeit VELLENT, que traz práticas eficazes de empresas de grande expressão no mercado de engenharia e construção, e tem como princípio ir além do senso comum acerca da montagem de um time de gestão. Isso é feito por meio do aporte somente do capital CEL – Conhecimento, Experiência e Liderança, necessário e compatível com cada fase do projeto. Assim, a seleção da equipe é realizada de maneira pontual, assertiva e eficiente.

Além disso, como parte complementar do Blitzarbeit VELLENT, empregamos o sistema de Pré-Construção (no qual nosso sócio Guilherme Barbosa é autoridade). É uma etapa em que aliamos estudos prévios e análise de maturidade para garantir que a implantação e a conclusão do projeto sejam realizadas de maneira eficiente.

Toda essa mobilização, sem dúvida, exige um maior aporte inicial de investimento no projeto. No entanto, é isso que também vai gerar uma maior economia no projeto como um todo, em médio e longo prazo. É uma maneira inteligente e moderna de se aplicar recursos financeiros destinados a obras.

Blitzarbeit VELLENT mobiliza, portanto, o capital CEL por um tempo determinado, e efetua a desmobilização gradual da equipe à medida que cada fase do projeto é concluída. Além disso, todos os associados que são parte do capital CEL da VELLENT podem atuar mais adiante como especialistas, sendo recrutados apenas conforme a demanda para integrar o projeto em determinada etapa.

Com isso, no momento da análise do balanço final do projeto, vê-se que a aplicação do conceito de Blitzarbeit, aliado ao de Pré-Construção, reduz efetivamente os custos, entrega a qualidade esperada, e garante a conclusão no prazo combinado, demonstrando a excelência da nossa Tríade da Implantação QPC – Qualidade, Prazo e Custo.

“Show me the money!” – Jerry Maguire**

Finalmente, concordamos que em obras de infraestrutura, a maior certeza do cliente é a de que o “boleto sempre chega”, não é mesmo? Em razão disso, a Vellent Engenharia em Infraestrutura tem como ponto fundamental de sua missão, investir na aplicação de métodos modernos e eficientes que venham domar e reduzir esse custo final para o nosso cliente.

escolha do empreendedor/investidor é, portanto, bem simples:

Opção 1: investimento inicial adequado + redução progressiva de custos = saldo positivo, sem surpresas desagradáveis ao final do projeto.

Opção 2: investimento inicial limitado + aumento progressivo de custos = nem bola de cristal pode prever, quanto mais eu!

Nós, da VELLENT, oferecemos a opção 1 e estamos sempre prontos a atender novas demandas de projetos.

Texto de: João Carlos de Magalhães Gomes fundador e sócio

da Vellent Engenharia em Infraestrutura.

**personagem principal do filme Jerry Maguire – A Grande Virada, de 1996.

se interessou?

Fale Conosco

e agende um horário agora mesmo!